domingo, 9 de dezembro de 2012

OS REIS CARACOL



6 de Dezembro de 2012

59 – OS REIS CARACOL

Os reis de Okatonga são dois grandes caracóis de olhos azuis cintilantes e magníficas conchas rosadas.
A prisão é um cubo de vidro que está montado no salão mesmo por baixo do sistema luminoso do farol.
Duas coroas douradas embelezam as reais cabeças, que sorriem satisfeitas.
O farol parou de girar quando o João Miguel pisou o ducentésimo vigésimo segundo degrau da grande escadaria de pedra.
Três gotas minúsculas de tinta encarnada mantiveram-se agarradas à colossal parede branca do farol. Foram as únicas marcas sobreviventes das listas vermelhas que o decoravam.
A rainha Alberta desce do trono de prata e aproxima-se da parede envidraçada por onde o menino os observa.
- Olá, João Miguel! Foi por muito pouco que Okatonga não desapareceu para sempre nos túneis do esquecimento. Três gotas de tinta da cor do sangue impediram que tal tivesse acontecido, e a tua coragem salvou-nos a todos. Temos uma dívida de gratidão eterna para contigo. Sabemos que o anão Zebedeu te acolheu no lugar secreto onde se esconde. Algumas peripécias da tua aventura foram-nos contadas por guerreiros de Dona Beatriz, a quem também tanto devemos. Mestre Tino não te conseguiu prender! Agora, que conseguiste ultrapassar o derradeiro desafio, a tempestade vai acalmar, a cidadela deixará de se enervar, e a floresta abrirá de novo o seu coração a todos os que a desejem visitar.
O menino pega no pau de giz e tenta desenhar, sem êxito, uma circunferência na parede de vidro. A abertura circular não se forma, e os reis continuam presos dentro da cela transparente.
As nuvens escuras dão lugar a um bonito céu azul de fim de tarde.
- E agora? – pergunta o João Miguel à rainha caracol – como vos posso ajudar a sair desta prisão?
O rei Alberto desce do trono de prata e avança até à parede de vidro por onde o menino os espreita.
- És um valente, meu rapaz! Um verdadeiro valente! A tua façanha é digna de um herói! O alquimista deve estar orgulhoso de te ter como seu aprendiz. Mas falta, ainda, um pequeno detalhe na história. Terás de te encontrar com Mestre Tino, para que ele te entregue as chaves do nosso cárcere. O buldogue ditador perdeu o jogo, e já deve estar lá em baixo à tua espera com as chaves entre os dentes. Vai ter com ele, mas não desças as escadas a correr, pois tens do teu lado todo o tempo do mundo. Faz como nós, avança devagar, mas chega sempre onde tens de chegar. Se assim o fizeres, serás o mais rápido de todos. É por esse motivo que nós somos os reis de Okatonga!
João Miguel fica contente com as palavras do rei Alberto. Vira-se, e desce as escadas sem grandes pressas. Delicia-se a contar, novamente, os duzentos e vinte e dois degraus feitos de pedra. A aventura desfila na sua memória enquanto faz a contagem. Ao pisar o último degrau, sai pela abertura circular desenhada na porta de madeira, que já ganhou uma fechadura e um bonito batente de bronze em forma de tartaruga.
Mestre Tino está à entrada do farol de olhos entristecidos, com um conjunto de chaves douradas agarrada com firmeza pelas fortes mandíbulas.
Ao longe, correndo pela longa alameda do jardim, chegam os ministros do buldogue, acompanhados pela terrível aranha Susete. Atrás deles, acabado de sair das águas do lago octogonal, caminha o velho Dom Raimundo a um ritmo moderado.
O grande cão ditador tem a caixa de escaravelhos fechada à sua frente, perto das patas.
Aparecem Aroma e Amora, e colocam-se ao lado direito de Tino, com a raposa Judite e o porco Baltasar. O gato Medina esgueira-se para o lado direito do cão, tal como o macaco Isidoro, o sargento-sapo, o coelho Belchior e a aranha Susete. Apenas falta Dom Raimundo, que já sobe as escadas de acesso à porta do farol onde todos se encontram reunidos. O velho jacaré escolhe o lado direito do buldogue, perto de Baltasar, para terminar a marcha, e é então que Belchior começa a cantar:

- Um, dois, três, quatro, os animais reunidos
Cinco, seis, sete, oito, estão muito arrependidos
Nove, dez, onze, doze, mil perdões te são devidos

Um, dois, três, quatro, és um grande campeão
Cinco, seis, sete, oito, venceste a competição
Nove, dez, onze, doze, cumpriste com a missão

Um, dois, três, quatro, com enorme valentia
Cinco, seis, sete, oito, fosse de noite ou de dia
Nove, dez, onze, doze, defendeste a dinastia

Sem comentários:

Enviar um comentário